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DA:       FEDERAÇÃO DOS BANCÁRIOS DE AL/PE/RN

PARA:   SINDICATOS DE BANCÁRIOS FILIADOS   

REF: INFORME DA FEEB AL/PE/RN – Nº 088-2019 – DE 28/06/2019


SEEB CAMPINAS APROVA ACORDO COM SANTANDER SOBRE TRABALHO EM SHOPPING NOS FINAIS DE SEMANA  -  O SEEB Campinas em assembleias com os funcionários do Santander aprovaram o acordo coletivo sobre trabalho em shopping centers nos finais de semana (sábados, domingos e feriados). O acordo é direcionado aos funcionários que registram jornada, com exceção dos caixas. O trabalho será limitado a dois finais de semana por mês. As horas serão remuneradas como extras: 50% aos sábados; 100% aos domingos e feriados. A folga referente ao dia trabalhado será de oito horas e não poderá ser compensada no banco de horas. A adesão ao acordo será voluntária. Acompanhamento: A abertura das agências em shopping centers será avaliada pelo Sindicato e o Santander, em reuniões mensais. O banco espanhol deverá apresentar a relação dos funcionários que aderirem ao acordo e as respectivas folgas. Contratação: O Santander assume compromisso em analisar a necessidade de contratação de funcionários, especificamente para o trabalho nos finais de semana, após seis meses de vigência do acordo.



REUNIÃO DA COMISSÃO PARITÁRIA BIPARTITE – CONTEC/FENABAN  -  Nesta quarta-feira (26/06), em São Paulo, aconteceu reunião da Comissão Paritária Bipartite – CONTEC/FENABAN para tratar do tema segurança bancária. A representação CONTEC foi coordenada pelo presidente da entidade, Dr. Lourenço Ferreira do Prado; e representando a FENABAN como coordenador, Dr. Adauto de Oliveira Duarte. Representando a Federação dos Bancários do Paraná (Feeb-PR) e seus sindicatos filiados, estiveram participando desta reunião da Contec com a Fenaban, Osmar Javorski e Júlio Marenda, diretores do Sindicato de Ponta Grossa e Região. Durante a reunião, a representação CONTEC fez retrospectiva de todos os assuntos abordados em reuniões anteriores desde os primeiros debates sobre o tema segurança bancária. Também foi feito um resumo de algumas propostas, que foram possíveis ter o entendimento de transformar em fatos efetivos, a exemplo da porta-giratória, posteriormente, a porta de segurança. Também destacaram a implementação dos registros eletrônicos de movimentos internos e externos das agências além da aquisição de equipamentos cada vez mais modernos. Os representantes da CONTEC lembrou que muitas dessas ações são frutos de muitos anos de debates que avançaram. O coordenador da FENABAN, Dr. Adauto Duarte, apresentou estatísticas e comentou como estão sendo tratos uma série de eventos como assaltos, sequestros, roubos e furtos a bancos, e ainda casos de explosões de caixas eletrônicos. Ele informou ainda que o assunto está sendo tratado pelos setores especializados na área privada e pública. Estiveram presentes vários representantes da área de segurança dos bancos. Os representantes da CONTEC reforçaram a necessidade dos debates continuarem principalmente devido as consequência que deixam prejuízos aos empregados, clientes e ainda ao próprio patrimônio das instituições financeiras.Representantes da CONTEC fizeram relatos sobre doenças mentais provocadas por esses eventos criminais, que têm acometido muitos funcionários e empregados. São doenças como: síndrome do pânico, ansiedade, depressão entre outras.Ao encerramento da reunião, ficou indicativamente agendado o mês de agosto para se se seguir com este tema.AVALIAÇÃO. O tema de segurança bancária, devido a sua complexidade, carece constantemente de debate com a participação e colaboração de todos.

Fonte: Contec



CAIXA REDUZ AGÊNCIAS E POSTOS DE TRABALHO  -  Banco comemora lucro de R$ 3,9 bi no primeiro trimestre, mas avaliação do balanço revela também que a empresa está enxugando o quadro de pessoal e provocando uma precarização das condições de trabalho. A Caixa Econômica Federal apresentou nesta terça-feira o resultado do primeiro trimestre do ano. Apesar do resultado positivo – lucro líquido de R$ 3,9 bilhões – os números mostram que o banco continua encolhendo sua participação no mercado bancário nacional, ofertando menos crédito, reduzindo o número de empregados e de postos de atendimento.A Caixa já é um dos bancos com menos empregados dentre os cinco maiores. Nos últimos 12 meses, foi o banco que apresentou maior queda percentual no número de trabalhadores. Se no final de 2014 o banco contava com 101.484 empregados, hoje está com 84.826 mil, o que implica em 16.558 trabalhadores a menos.A situação tende a ser agravar: cerca de 3,5 mil trabalhadores aderiram ao atual Programa de Demissão Voluntária (PDV), elevando a redução do quadro de pessoal, em cinco anos, para cerca de 20 mil empregados. “As duas mil contratações anunciadas nos últimos dias pela direção do banco serão insuficientes para resolver o problema de precarização das condições de trabalho e do atendimento à população”, acrescenta Jair Ferreira, presidente da Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa (Fenae).Além de enxugar pessoal, a Caixa está reduzindo também o número de agências. Entre 2018 e 2019, 23 postos de atendimento foram fechados. Enquanto isso, o número de clientes passou de 92,6 milhões (quarto trimestre de 2018) para 99,3 milhões.

Fonte: Fenae



CAIXA “ATUALIZA” LOTÉRICAS PARA ACEITAR DÉBITO E CRÉDITO  -  As lotéricas também passarão a aceitar aceitar cartões de débito e crédito em suas unidades. Esta implementação, contudo, não possui uma data de início. As medidas fazem parte de um pacote de melhorias anunciada em Brasília e aprovada pela Federação Brasileira das Empresas Lotéricas (FEBRALOT). Aumento - A Caixa também implementou uma nova remuneração para negócios e valores de adicionais remuneratórios para os lotéricos. De acordo com a nota, o aumento médio será de 6%.Complementando os benefícios, foi disponibilizada linha de crédito para capital de giro com condições exclusivas para os lotéricos.De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a proposta demonstra o compromisso do banco na melhoria do equilíbrio econômico-financeiro do negócio Loterias e do relacionamento com os lotéricos.“A Caixa, em atendimento ao pleito do presidente da República, Jair Bolsonaro, promoveu discussões técnicas com os lotéricos para compreender as necessidades da categoria. Para a Caixa, as melhorias apresentadas são um passo importante dentre os vários que planeja para a rede”, comentou.

Fonte: MoneyTimes



Cordialmente
João Bandeira – Presidente
Paulo André – Secretário Geral