INFORMATIVOS | Voltar

DA:       FEDERAÇÃO DOS BANCÁRIOS DE AL/PE/RN

PARA:   SINDICATOS DE BANCÁRIOS FILIADOS   

REF: INFORME DA FEEB AL/PE/RN – Nº 196-2020 – DE 17/11/2020


VÍDEOCONFERÊNCIA COM O ITÁU-UNIBANCO  -  Informamos que está pré- agendada para o próximo dia 23.11.2020, segunda-feira, uma reunião da Comissão especifica dos funcionários do Itaú-Unibanco. Da pauta constará a construção de um acordo de trabalho especifico para tele trabalho com inicio da reunião para as 11 horas. Achamos importante a participação dos sindicatos filiados, principalmente para os funcionários do aludido banco.



SEMINÁRIO SOBRE LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS – LGPD  -  A CONTEC estará realizando no próximo dia 25.11.2020, um Seminário sobre LGPD, cuja Lei de nº 13.709 encontra-se em vigor, segundo a qual é obrigatório por qualquer pessoa física ou jurídica, que trate de dados pessoas de indivíduos residente ou sediados no Brasil, sob pena de serem fiscalizados e punidos. A iniciativa é elogiável e a Contec está convidando todas as federações e sindicatos a ela filiados, para debater o tema e prestar todos os esclarecimentos necessários, cuja programação é a seguinte: 10:00 horas – Abertura pelo Presidente da CONTEC, Lourenço Prado; 10:15 – Exposição do Dr. Leonardo Fabricio Resende, especialista em Direito relativo à Tecnologia da informação; 10:35 – Exposição do Dr. Alex Rezende, especialista em Novas Tecnologias da Informação; 10:55 – Debates, questionamentos e esclarecimentos; 12:00 - Encerramento



DEMISSÕES NOS BANCOS  -  Na primeira quinzena do mês de baril do corrente ano, em definitivo cenário da pandemia do Coronavirus, os três maiores bancos privados brasileiros, Bradesco, Itaú e Santander, assumiram compromisso de não demitir funcionários durante a pandemia( https://bit.ly/3fhEe7n ). acontece que os bancos não estão cumprindo o compromisso, pois, já demitiram 12 mil bancários, pais e mães de família, que ficaram sem emprego em meio a uma crise econômica e sanitária.O movimento sindical vem lutando e apoiando os colegas, pois, desde maio já dispensaram mais de 12 mil trabalhadores este ano, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, em claro descumprimento ao acordo firmado em março”. “Em nome de que são necessárias essas demissões? De mais Lucros? Os resultados gerados são insuficientes? Como se constrói um País sem a participação dos Trabalhadores? É necessário utilizar a tecnologia para aumentar a produtividade dos trabalhadores, não para eliminar postos de trabalho” , conforme pronunciamento do companheiro Ruy Ramos, do Sindicato do Tocantins. No mesmo período, esses três maiores bancos privados, os campeões das demissões, lucraram juntos R$ 35,7 bilhões, rendimento que nenhum setor da economia registrou. A Poesia retrata essa realidade ao dizer que para auxiliá-los no trabalho “Os homens sonham com máquinas” mas que é necessário que as máquinas não os substituam pois as máquinas não tem Alma, “As máquinas não sonham”. Assim, conclamamos os companheiros se engajarem nas lutas contra as demissões, ressaltando que, recentemente tivemos demissões, também, de companheiros de outros bancos e que gozavam da estabilidade sindical, numa clara demonstração de que os acordos firmados entre banqueiros e bancários não estão sendo cumpridos pelos empregadores.



Cordialmente
João Bandeira – Presidente
Paulo André – Secretário Geral